top of page

A importância da Língua de Sinais

Atualizado: 9 de nov. de 2020



A língua de sinais não só é importante para surdos e deficientes auditivos, como também para os familiares, pessoas que tem algum contado com esses indivíduos e também para a sociedade em geral. Pois, a língua de sinais serve justamente para quebrar a barreira entre a sociedade ouvinte e surda.


O que muitas pessoas não sabem é que a Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS) é, oficialmente desde 2002, a segunda língua do Brasil, segundo a Lei nº 10.436, de 24 de abril. Como podemos observar é muito recente o reconhecimento da língua por lei, e infelizmente, muitas pessoas ainda nem tem conhecimento disso!


O tema da redação do ENEM de 2017 foi, "Os desafios para formação educacional do Brasil" e foi um desafio para quem precisou fazer a prova aquele ano, eu, por exemplo, nem sabia o que era Língua de sinais ou a algo sobre a temática da surdez. Acabei tirando uma boa nota, e quando digo boa, foi de fato! Atingi a pontuação de 860 na prova aquele ano, mas não por conhecer o assunto especificamente e sim por estudar, aquele ano, sobre inclusão de pessoas com deficiência em geral.


Segundo dados do próprio governo federal, existem no país mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, 20% são completamente surdos. E é nesses dados que podemos enxergar o absurdo que é a educação dessas pessoas no país! É muito difícil encontrar no quadro de funcionário de uma empresa pessoas surdas (normalmente se escolhe para fazer parte da porcentagem de funcionários com deficiência, deficiências que sejam "mais fácil de lhe dar"), e quando tem, elas ocupam cargos que possuem o mínimo contado possível com outras pessoas. Como estoquista, operador de empilhadeira e entre outros. É difícil encontrar atendimento acessível em Libras em clínicas e hospitais, lugares de lazer, supermercado, farmácias, e o mais absurdo... Não temos intérprete em escolas regulares de ensino fundamental e infantil. E isso atrapalha o desenvolvimento intelectual dos indivíduos surdos. É de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer pessoa ter contato com sua língua, e não diferente para os surdos. A inclusão dos surdos na sociedade está longe do cenário ideal, A Língua de sinais existe justamente para quebrar essa barreira e mudar completamente o cenário. Mas a verdade é que ainda a pouca informação e interesse sobre o assunto.

Fonte: Site Nossa Causa (2020)

15 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Mar 30
Rated 5 out of 5 stars.

Muito interessante. gostei

Like
bottom of page