top of page

"Listen to you hear" você conhece esse filme?

Atualizado: 25 de mar. de 2021


"Listen to you hear" ou "Ouça seu coração" é um filme dirigido por Matt Thompson e produzido por Kent Moran, Luke Moran. Os dois são irmãos e Kent Moran além de produtor desse filme é um escritor, diretor de cinema americano, ator, mais conhecido por seu papel de protagonista no filme “Listem to you hear”, e também escreveu a música principal da trilha sonora, está que temo mesmo título do filme. O filme foi lançado em 4 de maio de 2011 na coreia do sul.


Deixo aqui minha indicação com a resenha e tudo que eu achei sobre o filme. Se você NÃO gosta de spoiler, corre e vai assistir o filme, depois você volta aqui para ler o post. MAs, se você, assim com eu, não tem problema com spoiler e até gosta, pois, te instiga a assistir o filme, vem comigo, embarcar nessa leitura.


Danny, um jovem solteiro cuja mãe teve um câncer no cérebro morreu, vive sozinho em um apartamento bagunçado, trabalha garçom em um café com meu melhor amigo e que sonha em ser compositor, se apaixona por Ariana, ao vê-la pela primeira vez no café. Ariana uma menina rica, órfão de pai cuja mãe tenta controla-la pelo fato de ela ser surda e utiliza sua surdez para arrancar-lhe o senhor de estudar música assim como seu pai. Ariana ficou surda na infância e sonha em voltar a ouvir para tornar seu sonho em realidade. Ela é incapaz de pode ouvir as músicas que Danny compôs inspiradas nela, mas isso não o impede de compor. Apesar da surdez de Ariana, eles constroem uma relação e superam as dificuldades passando a se comunicar através da língua de sinais. Mas a mãe de Ariana vai fazer de tudo para arruinar a relação deles.


A trama do filme é muito envolvente e emocionante. A trama não gira em volta da surdez em si. O filme traz uma mensagem de reflexão, “hoje é um ótimo dia para se estar vivo”, “ouça seu coração”, essa frase para mim, é muito mais que um simples alerta “siga seus sonhos’, “faça suas vontades”, “corra atrás daquilo que você quer”. Essa frase me faz refletir na literalidade dela, “ouça seu coração, hoje é de fato um ótimo dia para se estar vivo, pelo simples fato do seu coração está batendo”, é esplendido perceber que as coisas mais simples da vida, as que passam desapercebidas são as que mais importam. O protagonista Danny entende muito bem disso, pois ele mudou a vida não só da Ariana, encorajando-a a seguir seus sonhos e não deixar que ninguém e nada a impeça, como também a vida do seu amigo Roger, que lhe mostra uma lição, não é porque algo é difícil que não se vale a pena lutar, ou que não seja legal. Sem falar no George, um homem que está tentando sobreviver, lutando vendendo seus jornais, estes que ninguém quer comprar de um mal trapilho, mas Danny não, ele ajuda George todos os dias e quando surge a possibilidade de ele não poder continuar ajudando diariamente, ele entrega todas as suas economias para ele, sabendo que isso o ajudaria a melhorar vida.


Relacionado a surdez, esse é o filme que trata a surdez de maneira diferente de todas que eu já vi. Mostra uma surda, que ficou nessa condição na sua infância, mas que não tem contato algum com a comunidade surda, apesar que usar sinais e ter um intérprete lhe acompanhado de perto. Também retrata que o maior desejo dela é estudar música assim como seu pai, pela lembrança de seu pai tocando quando ela era criança. Cada ser humano tem sua particularidade e subjetividade é isso que os tornam diferentes. Na comunidade surda é da mesma forma. Ariana não nasceu surda, nunca teve nenhuma referência surda, nunca conversou com pessoas surdas (pelo menos o filme não retrata isso). É normal que ela queria voltar a ouvir, principalmente por sonhar seguir aquilo que era o seu pai. O filme termina com a Ariana implantada e oralizando quase, se não perfeitamente.


Além de inspirador o filme mostra a realidade de alguns surdos, que nunca tiveram a oportunidade de ter contato com a comunidade surda, que nunca tiveram uma referência de surdo, que nunca viu ou conversou com alguém surdo. Como também mostra o preconceito e as dificuldades diárias que essas pessoas, esse povo, passam.

9 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page